Contactos

MASTEC MARCENARIA

  • Pessoa de contato: José Américo ou Bete / e-mail-mastecmarcenaria@yahoo.com.br
  • Telefone: +55 (11) 99944-20-69
  • +55 (11) 97153-62-79
  • Endereço postal: Av. America do Sul, 175, Itapecerica da Serra, São Paulo, 06852, Brasil

Renovações do site

Colocação de rodapés

Colocação de rodapés

24/02/11

Rodapés – dom de dar acabamento!
É para isso que os rodapés servem: dar o acabamento que o seu piso merece! Sem eles, as imperfeições estruturais que ficam no encontro entre o piso e a parede (e pode ter certeza, são muitas) ficariam aparentes.
Portanto, nada mais natural do que dar atenção especial a este pequeno “detalhe” da sua casa.
Existem muitos estilos, alturas e acabamento de rodapés. O mais comum é fazer uso de um rodapé do mesmo material do piso, mas um pouco de ousadia na hora de fazer esta combinação pode valorizar bastante o visual do seu piso.
Pisos de madeira, laminados, frios, carpetes… Todos eles podem receber tranquilamente um rodapé pintado de branco. Sair da altura padrão também pode mostrar personalidade. O rodapé com 7cm é o mais visto por aí, já que trata-se do tamanho padrão das construtoras e fornecedores de pisos. Então que tal inovar optando por uma versão com 15cm, ou quem sabe apenas fazer um pequeno friso de 2cm?

Para rodapés brancos, recomendo utilizar placas de MDF e pintá-los com tinta esmalte acetinada a base de água. O MDF tem a superfície bem mais lisa do que a madeira ou compensado, e por isso não precisa ser todo masseado antes da pintura (é possível até massear apenas as emendas e os afundadinhos dos pregos).
Rodapés de laca têm o acabamento perfeito, mas não permitem retoque, por isso é bom avaliar o uso do espaço antes de tomar a decisão de comprá-lo.
Os frisos são muito interessantes porque dão a sensação de que as paredes não encostam no chão, deixando o visual bem leve. No entanto, o acabamento precisa ser muito bem feito, pois do contrário, o resultado não fica legal. Mas atenção: só é possível para fazer este tipo de acabamento se sua casa/apê está em obra.

Os rodapés de madeira são muito práticos porque não sujam e quase nunca riscam. Mas neste caso a dica é não exagerar na altura, o que deixaria o visual pesado.
Alguns detalhes para anotar antes de escolher seu modelo e material:
– Rodapés muito altos podem dar a sensação de que o pé direito é menor;
– Rodapés pintados na mesma cor da parede amenizam essa sensação;
– Antes de encomendar seu novo rodapé, confira o tamanho das caixinhas de elétrica (tomadas, pontos de telefone, etc). Vc tem duas opções: comprar um rodapé mais baixo (para que as caixinhas fiquem totalmente acima deles), ou bem mais alto (para que as caixinhas sejam recortadas e reinstaladas totalmente sobre o rodapé).

Fonte: Reforma e Construção - Arq. Bianca

Artigos anteriores
Qual Marcenaria escolher?
Qual Marcenaria escolher?

17/02/11

Dicas para escolher um bom profissional.
Móveis de Marcenaria
Móveis de Marcenaria

17/02/11

Vantagens de contratar este serviço